terça-feira, 14 de setembro de 2010

Saudade


Preparei minha aula de arte na 4ª série com o tema "Os olhos são as janelas da alma", sensibilizaria os alunos para que voltassem seus pensamentos para as coisas boas que seus olhinhos percebiam, o que eles viam de positivo no mundo de cada um, depois representariam através do desenho.Quando entrei na sala já fui rodeada por todos pedindo para que eu cedesse alguns minutos, para uma apresentação de teatro, produzida por eles mesmos.Estavam muito entusiasmados e neste momento já comecei a pensar como poderia encaixar minha proposta em sintonia com o que eles estavam querendo.Aceitei e fui sentar-me junto aos outros alunos espectadores!Em questão de minutos já estavam com o figurino pronto, perucas, óculos, vestidos, bigodes, etc...Observei e vi que era uma improvisação, sem texto organizado.Arrumaram um cenário com o material da sala mesmo.E começou o espetáculo!Consegui aguentar até o final, porque a criança ela confunde sempre o teatro com o picadeiro, eles riem de tudo, basta um empurrão, o tropeço de alguém para a platéia vir abaixo.Eles representaram tres idosos morando juntos e fazendo algumas confusões.Durou o dobro do tempo solicitado, mas finalizei chamando a atenção para as etapas no preparo de uma apresentação teatral, a fala clara, os personagens, etc.Retornei a minha proposta sobre o "olhar", sobre os pontos legais do trabalho e como melhora´-lo.Eles agora teriam que representar atravé do desenho, a observação dos pontos positivos.Estabeleci um tempo para isto.Notei no fundo da sala uma das alunas chorando, dirigi-me até ela, quanto mais eu me aproximava mais ela chorava.Perguntei as colegas, ninguém sabia o porque das lágrimas.Convidei -a para irmos conversar em outro lugar.Ela aceitou constrangida.Tranquilizei a menina e pedi que me contasse o porque do choro.Ela falou entre soluços que queria desenhar sua avó, mas não conseguia porque começava a chorar,pois a amava e a admirava, e que esta é muito importante para ela, mas morava em outra cidade e estava com vontade de vê-la.No momento só me ocorreu elogiar seu sentimento, dizer a ela que aquilo era nobre, e que eu admirava ela por isto.Que hoje em dia não são todas as meninas que se importam com suas avós!Que a avó ficaria muito feliz em saber que era tão querida, e que isto não é motivo para chorar e sim para sorrir.Abracei a aluna e voltamos para a sala.Ela seguiu o desenho e disse que chegando em casa iria ligar para sua avó.
Estou contando esta passagem entre muitas que nós professores de arte enfrentamos, pois quando se trabalha com a emoção surgem momentos delicados, e que precisamos encontrar a maneira de amenizar positivamente uma situação!E sempre haverá um ponto para ser valorizado que neutralize a dor, o ódio, a mágoa, a rebeldia...
foto:http://heartit.com/

Um comentário: